728x90 AdSpace

1 de nov. de 2008

Windows Azure a Grande Nuvem

O Windows Azure é um serviço de sistema operacional baseado no modelo de computação em que irá servir o desenvolvimento e hospedagem além de gerenciar o ambiente para a plataforma de serviços Azure. O Windows Azure fornece aos desenvovedores armazenar e gerenciar entre outros, suas aplicações web na internet através dos data centers da própria Microsoft.

Analise de Host

A computação em nuvem ou cloud computing é um modelo de computação em que dados, arquivos  e aplicações residem em servidores físicos ou virtuais, acessíveis por meio de uma rede em qualquer dispositivo compatível. Basicamente, consiste em compartilhar ferramentas computacionais pela interligação dos sistemas, semelhantes as nuvens no céu, ao invés de ter essas ferramentas localmente (mesmo nos servidores internos). O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas (Fonte: Wikipédia).

Uma arquitetura em nuvem é muito mais que apenas um conjunto (embora massivo) de computadores. Ela deve dispor de uma infra-estrutura para gerenciamento, que inclua funções como provisionamento de recursos computacionais, balanceamento dinâmico do workload e monitoração do desempenho.

Para criar estas aplicações e serviços os desenvolvedores poderão usar o próprio Visual Studio, acredito que o Visual Studio 2010 estará bem preparado para esta tarefa, mas a versão 2008 já dá suporte a esta tarefa. Um fato importante é a compatibilidade com linguagens Microsoft e Não-Microsoft bem como o suporte aos protocolos SOAP, REST, e claro XML.

Dentro desse contexto, o PC será apenas um chip ligado à internet, a "grande nuvem" de computadores. Não há necessidade de instalação de programas, serviços e armazenamento de dados, mas apenas os dispositivos de entrada (teclado, mouse) e saída (monitor) para os usuários.

Azure Services

Um grande abraço a todos e até o próximo post

Windows Azure a Grande Nuvem
  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comentários :

Top