728x90 AdSpace

30 de ago. de 2014

Azure – Visão Geral

 image

Nesta série nos iremos abordar as principais caracteristicas e serviços oferecidos na plataforma de computação em nuvem Windows Azure, incluindo como utilizar seus recursos por meio do SDK. Estes exemplos serão mostrados em C# cobrindo de forma muito objetiva os pontos que os desenvolvedores mais procuram.

WebSites

Os Sites do Azure são uma PaaS (Plataforma como Serviço) totalmente gerenciada que permite criar, implantar e dimensionar aplicativos da web de nível corporativo em segundos. Com isto os desenvolvedores podem ficar mais concentrados no código de seus aplicativos e deixe o Azure cuidar da infraestrutura para dimensioná-lo e executá-lo com segurança.

De forma simplificada podemos definir os WebSites como um host com diversas melhorias. Você pode utilizar um perfil de publicação para publicar seu projeto diretamente do Visual Studio sem nenhum trabalho ou mesmo utilizar as credenciais de FTP para realizar estas publicações. Apesar de estarmos focando no Visual Studio e na linguagem C#, os WebSites podem hospedar outras linguagens de programação como PHP, Node.js ou Python. Com suporte a diversas linguagens é possivel hospedar soluções prontas como WordPress, Drupal, Joomla, Umbraco, DotNetNuke e Orchard em um WebSite.

image

Virtual Machines

As máquinas virtuais do Azure permitem a execução de sistemas completos virtualizados rodando diretamente na núvem. Uma vez criada a máquina virtual matriz é possivel provisionar com muita facilidade e rapidez. Inclusive você poderá criar Máquinas Virtuais usando as licenças gratuitas do MSDN para desenvolver/testar rapidamente ou implantar aplicativos de produção complexos SQL Server, SharePoint 2013 podera implantar sites internos ou externos em horas, não em semanas. Também poderá criar máquinas virtuais utilizando sistemas operacionais Linux com suporte a diversas distribuições como Ubunto e SUSE por exemplo.

Outa vantagem é o pagamento por hora de utilização permitindo uma maior flexibilidade e melhor adaptação à necessidade real de capacidade computacional demandada.

image

Storage

Os serviços de Armazenamento do Azure são Armazenamento de Blob, Armazenamento de Tabela e Armazenamento de Fila:

O Armazenamento de Blob armazena dados de arquivos. Um blob pode ser qualquer tipo de texto ou dados binários, como um documento, um arquivo de mídia ou um instalador do aplicativo. Estes arquivos são acessiveis via URL por HTTP ou HTTPS mas permissões de acesso podem ser definidas a fim de proteger o conteúdo armazenado, sendo possivel criar permissões temporárias de acesso por exemplo.

O Armazenamento de Tabela armazena conjuntos de dados estruturados. O Armazenamento de Tabela é um repositório de dados de atributo de chave NoSQL, que permite desenvolvimento rápido e acesso rápido a grandes quantidades de dados. Esta é uma ótima alternativa de armazenamento de dados NoSQL para casos onde precisamos de um grande número de consultas concorrentes por exemplo.

O Armazenamento de Fila fornece sistema de mensagens confiável para processamento de fluxo de trabalho e para comunicação entre componentes dos serviços de nuvem. Este serviço simples de mensageria serve de base para sistemas altamente escaláveis.

image

SQL Database

Trata-se de um banco de dados SQL como serviço, tornando a utilização/consumo de dados muito mais simples e barata. Ao utilizar um banco de dados como serviço é possivel escalar de forma muito mais fácil e rápida, em questão de minutos obtendo um desempenho previsível que você pode aumentar ou diminuir com um autogerenciamento para uma manutenção próxima a zero.

image

Azure – Visão Geral
  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comentários :

Top